Que Natal/RN é conhecida pelas belas paisagens e praias famosas, ninguém pode negar, não é verdade? Mas se tem uma coisa que a cidade do sol também não decepciona é na culinária. Afinal de contas, são muitas as comidas típicas deliciosas que encontramos por aqui.
A capital do Rio Grande do Norte, que nomeia carinhosamente os que nascem aqui de “potiguar” (que em tupi significa “comedor de camarão”), é conhecida pelas comidas típicas baseadas principalmente em peixes e frutos do mar, como o famoso camarão e a lagosta.
Pratos regados a temperos e ingredientes especiais que fascinam o gosto popular e apresentam um sabor diferente e inesquecível. Leite de coco, azeite de dendê e acompanhamentos como o feijão verde e a macaxeira também não podem faltar em um prato típico natalense.
Claro que não podemos esquecer dos doces, que assim como os pratos salgados, levam ingredientes tipicamente nordestinos em seus preparos e combinações que dão água na boca. Tem coisa melhor que uma sobremesa depois do almoço?
Para aguçar ainda mais o seu paladar, neste conteúdo informativo vamos conhecer algumas das principais comidas típicas natalenses e te convencer, se ainda não tiver provado, a procurar um restaurante típico mais próximo de você e se deliciar com a culinária de Natal.
Ou, quem sabe, comprar o que precisa na Gelo & Gela e preparar um prato típico delicioso para a família e amigos!
Temos 8 lojas físicas espalhadas por Natal/RN e a missão de atender você com qualidade e praticidade, 24h por dia e em todos os dias do ano. Aproveite o nosso delivery também!
1. Ginga com tapioca
A ginga com tapioca é uma das comidas típicas mais conhecidas de Natal e do estado. De origem indígena, é um prato muito consumido nas praias da cidade e que não pode faltar no planejamento turístico daqueles que visitam a capital potiguar.
A ginga é o apelido carinhoso para um tipo de peixe da espécie manjubinha, que é muito comum na nossa região. Medindo por volta de 10 a 15 centímetros, geralmente é comido assado ou grelhado, mas nesse prato ele vai frito.
Já a tapioca, que é feita a partir da goma de mandioca, é um prato que ficou popular principalmente pelo alto teor energético e pela possibilidade de ser servido com recheios diversos.
Ninguém sabe ao certo de onde ou de quem surgiu a ideia de colocar a ginga como recheio da tapioca, mas a verdade é que a energia explosiva que o prato provoca pegou e se tornou uma sensação culinária, sendo especialmente famosa no mercado da Redinha, em Natal.
2. Caranguejada
Apesar de Natal ser conhecida como a terra do camarão, também comemos outros crustáceos, principalmente o caranguejo. Tanto é que a caranguejada também se tornou uma das comidas típicas natalenses mais amadas.
É um prato que super combina com o clima tropical, sol, mar e consiste em um preparo simples onde os caranguejos são fervidos até ganharem uma cor avermelhada e temperados à gosto.
Normalmente, se utiliza cebola, pimentão, tomate, salsinha, alho-poró e coentro, que são adicionados em camadas de tempero até encher a panela. Depois, a tampa é fechada para apurar o molho e servir quentinho.
3. Bobó de camarão
Sabemos que o bobó é consumido em muitos estados do nordeste, a depender do ingrediente principal. No entanto, o bobó de camarão é um prato tipicamente do Rio Grande do Norte e muito popular em Natal.
É um prato à base de purê de aipim, camarões secos, gengibre e azeite de dendê. Misturado a essa massa, vão camarões refogados no leite de coco e temperos verdes. Geralmente é servido com um arroz soltinho, mas também pode ser consumido sem acompanhamentos.
4. Cuscuz potiguar
“Meu povo o cuscuz tá pronto”. Se tinha um prato que não podia faltar nessa lista, esse prato é o cuscuz potiguar. Tipicamente nordestino, mas também muito popular em Natal e no RN, o cuscuz é uma espécie de bolo feito a partir da massa flocada de milho.
Se tornou popular sobretudo pela possibilidade de acompanhamento, tanto em pratos salgados, como em pratos doces, substituindo até a farofa.
Comer cuscuz é hábito rotineiro por aqui e é claro que o nosso cuscuz tem um gostinho especial. Já pensou na combinação de cuscuz com a carne de sol e o queijo coalho, delícia, não é?
5. Cartola
Agora que já conhecemos tantos pratos salgados deliciosos, é hora de conferir os doces! A cartola é um prato muito amado em Natal e é impossível não gostar, pois une ingredientes deliciosos: banana, açúcar, queijo e canela.
A cartola é servida com tiras de bananas com uma calda de açúcar caramelizada por cima, uma generosa fatia de queijo coalho e polvilhada com canela. Depois do preparo, a cartola vai ao forno para o queijo derreter e a gente não precisa dizer o quanto fica tudo muito gostoso. Alguns restaurantes e docerias costumam servir com uma bola de sorvete de creme.
6. Arroz doce
Muito popular nas festas juninas de são joão, o arroz doce é mais uma sobremesa muito consumida em Natal. Uma sobremesa cremosa que leva arroz, leite condensado, leite e canela em pó à gosto.
Embora seja consumido quentinho na maioria das vezes, muitos gostam mesmo é de comer gelado, afinal de contas, com o calor de Natal, a preferência por doces frios e refrescantes é sempre uma boa opção.
Conclusão
Vimos que a culinária nordestina e mais especificamente a culinária natalense é diversa e incrivelmente deliciosa. De pratos salgados (como a ginga com tapioca, a caranguejada, o cuscuz potiguar, o bobó de camarão) aos doces (cartola e arroz doce), é possível perceber a presença de ingredientes que fazem parte da cultura do estado e da capital.
Esperamos que depois da leitura deste conteúdo delicioso, você tenha ficado com vontade de conhecer mais o nosso estado e a nossa cidade, além, é claro, de provar as deliciosas comidas típicas que tanto nos encanta e que fazem parte da nossa história.
Para ler mais conteúdos desse tipo, acompanhe o nosso blog.