Categorias
Comida

8 benefícios da banana para sua saúde

Se tem uma fruta versátil, popular e que muitas pessoas amam, é a banana. Sem falar que é muito benéfica para a saúde e pode ser consumida de diversas formas e em receitas deliciosas e saudáveis. 

A banana é uma das frutas mais democráticas de todas, pois além de possuir mais de mil espécies, ela é cultivada em todo o mundo. Mas ela não fica fora mesmo é do cardápio alimentar do brasileiro, que como amante da fruta, consome in natura ou em preparos e combinações. 

A fruta é fonte de carboidratos, rica em fibras, possui vitaminas C, B6 e provitamina A. Além disso, é rica em minerais como potássio, fósforo, magnésio, zinco e fonte de compostos bioativos como fenólicos, carotenóides, aminas biogênicas e fitoesteróis. 

Neste blogpost informativo, separamos 8 benefícios da banana para a sua saúde e esperamos te convencer a adicionar essa fruta na sua alimentação, se ela ainda não fizer parte.

8 benefícios da banana

Como vimos, a banana é um alimento muito consumido e que faz muito bem para a nossa saúde. Confira agora alguns dos benefícios de incluir essa fruta na sua alimentação: 

1. Ajuda a combater a insônia e estresse

Você sabia que além da fruta, a casca da banana também é saudável? Isso porque a casca é rica em aminas biogênicas, como serotonina, dopamina e norepinefrina.

As aminas contribuem diretamente para a sensação de bem-estar e felicidade, desempenham um papel importante no cérebro e no corpo e impactam no humor e na estabilidade emocional, além de conter um efeito ansiolítico e relaxante, modulando o sono.

2. Controla o peso

Por ser rica em fibras, a fruta, principalmente quando está mais verde, promove a diminuição do apetite, uma vez que as fibras contribuem para o aumento do tempo da digestão dos alimentos. Por isso, a banana faz parte da dieta de muitas pessoas com objetivo de perda de peso. 

3. Faz bem para o coração

Como vimos, a banana é uma fruta rica em potássio e magnésio, que tem relação com a saúde cardíaca. Além disso, esses nutrientes auxiliam no funcionamento da contração e relaxamento muscular, regulando o músculo cardíaco. 

4. Reduz a pressão arterial

Por falar em saúde cardíaca, a fruta também favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos e facilita a circulação do sangue, dessa forma o consumo da fruta também ajuda na prevenção e redução da pressão arterial. O potássio ainda permite a eliminação do excesso de sódio que circula no sangue.

5. Fortalece o sistema imunológico

As vitaminas C e B6 presentes na fruta favorecem a formação de anticorpos e de células de defesa, que fortalecem o sistema imunológico. Logo, ela ajuda a combater e prevenir gripes, resfriados e infecções. 

6. Fortalece os ossos

As bananas possuem frutooligossacarídeos, que ajudam na absorção de nutrientes essenciais como cálcio e magnésio, fortalecendo e melhorando a densidade óssea no corpo humano. 

7. É uma boa aliada no treino

Ou seja, a fruta fornece energia na hora que precisamos movimentar o corpo. Além de vitaminas e minerais, ela é uma excelente fonte de carboidratos, uma excelente opção para ser consumida antes do treino e para evitar câimbras. 

8. Melhora o metabolismo

As vitaminas presentes na banana participam de reações químicas para que a energia que é fornecida pelo consumo de outros alimentos possam ser utilizadas por todas as células do corpo, melhorando o metabolismo. Por isso também que essa fruta é uma forte aliada no processo de emagrecimento. 

Como posso consumir banana? 

É possível consumir a banana de diversas formas, incluindo na alimentação do dia a dia como qualquer outra fruta. A recomendação é de 2 a 3 porções diárias, uma banana inteira ou meia por dia. 

Mas os diabéticos devem ter cuidado! A dica é sempre optar pelas bananas mais verdes ao invés das mais maduras, em virtude da quantidade de açúcares que é menor. 

Além dessa possibilidade, não só os diabéticos, mas aqueles que buscam alternativas para evitar a prisão de ventre e perda de peso, podem optar pela biomassa ou farinha de banana verde. 

Inclua a banana na sua alimentação sempre que possível! Coma crua quando quiser fazer um lanche rápido, faça vitaminas, misture com aveia para fazer aquele café da manhã reforçado, experimente receitas com banana cozida ou frita para o almoço…

Uma opção também é adicionar uma banana assada ou grelhada no seu prato, fazer massas integrais, pensar em receitas criativas para aproveitar a casca da banana e se deliciar com uma sobremesa saudável usando a fruta. São muitas opções e possibilidades. 

Dica de receita 

A dica de receita é aquela vitamina tradicional que pode ser usada como pré-treino, que é rica em energia e carboidratos que vão te manter muito mais disposto durante a atividade física. 

Além de servir como pré-treino, a vitamina de banana está no topo da lista de alimentos à base de frutas frescas que proporcionam o bem estar do corpo e é muito recomendável para as pessoas que seguem dietas. 

Para os ingredientes, você vai precisar de uma banana, 2 colheres de sopa de aveia, 1 colher de sopa de pasta de amendoim e 200 ml de leite bem geladinho. Depois, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador, bater por 1 minutinho e beber logo em seguida. 

Conclusão 

Aprendemos que a banana é uma fruta muito saudável e que proporciona inúmeros benefícios para a nossa saúde. Além disso, é um alimento versátil que combina com muitas receitas e pode ser consumido de diversas formas. 

Se você ainda não incluiu a banana na sua alimentação, depois desse blogpost você vai correndo comprar, pois a fruta ajuda no combate à insônia e o estresse, controla o peso, faz bem para o coração, reduz a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, os ossos e é uma importante aliada para o seu treino e melhora do metabolismo. 

Esses são apenas alguns dos benefícios dessa fruta tão popular e indispensável na sua cozinha. Por isso, está esperando o que para pedir banana e outras frutas pelo delivery da Gelo e Gela?

Temos também 8 lojas físicas espalhadas por Natal/RN e a missão de atender você com qualidade e praticidade, 24h por dia e em todos os dias do ano. Gostou desse conteúdo?

Então, acesse nosso blog e veja mais!

Categorias
Comida

Os principais tipos de pães e como harmonizá-los com vinho

Se existe uma combinação perfeita, clássica e histórica, certamente é a de pães com vinho. Por muitos anos, esses dois alimentos andaram juntos, alimentando pessoas em diversos lugares do mundo e fazendo parte da história de muitas civilizações. 

O pão, por exemplo, é um alimento tão antigo que a estimativa é de que ele existe há mais de 17 mil anos. É um alimento que se tornou tão importante para algumas culturas que virou sinônimo de sobrevivência. Por isso também que existe uma infinidade de tipos e sabores

Mas por que harmonizar comida com bebida? A ideia é justamente oferecer uma experiência gastronômica diferente para quem degusta a refeição. Realçar ao máximo o sabor de cada ingrediente escolhido, respeitando as singularidades e as preferências de cada paladar. 

No entanto, embora seja uma combinação comum e conhecida, nem todo mundo sabe qual vinho casa melhor com um tipo de pão. Existem algumas regrinhas para fazer essa harmonização perfeita, para que o sabor de um não se sobreponha ao sabor do outro. 

Neste conteúdo informativo, vamos conhecer os principais tipos de pães, um pouco das suas histórias, algumas dicas para fazer harmonização com vinho e dar algumas sugestões de combinação para você preparar na sua casa e provar com os amigos e familiares.

Quais os principais tipos de pães?

A receita básica do pão é farinha e água e a partir desses dois ingredientes podem surgir diversos tipos de pães, que podem variar no método de fermentação, como também com a adição de novos ingredientes. Vamos conhecer alguns deles?

Pães sem fermento

Também conhecido como ázimo, esse é um tipo de pão conhecido principalmente por seu uso na culinária árabe, incorporados ao longo dos anos a países como Grécia, Hungria, Turquia e Romênia e é feito exclusivamente à base de água e farinha. 

Pães fermentados

Já os pães fermentados têm como principal característica a utilização de leveduras, que são microrganismos que liberam dióxido de carbono na massa e lhe garante um aspecto e consistência aerado, aumentando seu tamanho. 

Esse tipo de pão surgiu no Egito e era utilizada a cevada para formar as leveduras. Os mesmos ingredientes que dariam origem à cerveja. 

Pães integrais

São elaborados com o uso de farinhas não processadas e são identificados principalmente pela sua cor (são mais escuros), duros e apresentam um amargor no paladar, em virtude dos cereais. 

Farinhas não processadas são mais saudáveis, pois apresentam mais nutrientes. No entanto, o pão integral possui a mesma quantidade de calorias de um pão feito com farinha branca. 

Pães escuros

Ao contrário do pão integral, o pão escuro possui essa coloração amarronzada porque leva na massa ingredientes como melaço, café e cacau, conferindo no paladar notas tostadas. 

Pães de fermentação natural

Os pães de fermentação natural não utiliza o uso de leveduras para acelerar o processo de crescimento da massa, na verdade deixa que a própria natureza se encarregue de produzir os microrganismos responsáveis, sem que precise acrescentar outros ingredientes além de farinha e água. 

Por conta disso, o processo é mais lento, no entanto o resultado e o sabor são completamente diferentes. 

Como vimos, a partir dos mesmos ingredientes e métodos de fermentação, é possível criar receitas diversas e uma variedade de pães, como o baguete, o pão francês, o brioche, o pão italiano, australiano e o famoso pão de queijo, por exemplo. 

Como harmonizar os pães com vinho?

A primeira coisa que você precisa fazer ao decidir harmonizar um pão com vinho, é observar as características do alimento e os acompanhamentos. A dica é olhar para a coloração da massa, quanto mais clara for a massa do pão, mais leve será o vinho escolhido. 

Para os pães feitos com farinhas escuras, muitas vezes com processos mais complexos de fermentação ou de produção, é interessante buscar por vinhos com encorpados e com maior complexidade aromática. 

Depois disso, brinque com as combinações, sempre buscando um equilíbrio (tanto no paladar ou no aroma) entre a bebida e as características do pão. Pães amanteigados, por exemplo, são perfeitos com um vinho mais doce e ácido, pois a bebida limpa o paladar entre uma mordida e outra. 

A ideia é que o sabor do vinho não se sobreponha ao do pão, e vice versa, que a sensação em seu paladar seja complementar, melhorando a sua experiência gastronômica ao saborear os dois. 

Se você optar pelo protagonismo do pão na sua refeição, a dica é usar o que chamamos de vinho “coringa”, que é um tipo de vinho interessante para testar a complexidade dos sabores dos pães, como o Point Noir, o Tempranillo ou o Merlot, por exemplo. 

Um cuidado importante que você deve tomar, é ter a consciência de que o vinho, por ser uma bebida alcoólica, não deve ser harmonizado com comida com alto teor de pimenta, por exemplo, pois pode potencializar o nível alcoólico da bebida. Tenha cuidado com os extremos

Outra dica boa na hora da harmonização, é aguçar o seu olfato. Buscar aromas similares de vinhos e pães é uma das referências para quem quer experimentar sem ter tantas surpresas e acertar de cara na combinação.  

Conclusão 

Aprendemos que pão e vinho, uma combinação tradicional e muito consumida em todo o mundo, apesar de comum, possuem particularidades na hora da harmonização, sobretudo pela infinidade de tipos e variedades de ambos. 

E que apesar de parecer simples, algumas dicas e cuidados precisam ser levados em consideração na hora de fazer a harmonização, principalmente se você busca uma experiência diferenciada e explosiva de degustação e sabor. 

Aspectos como a coloração da massa do pão, acompanhamentos, leveza ou intensidade e o aroma, são essenciais para que essa combinação seja prazerosa e inesquecível.

Então agora que você já conhece um pouco mais sobre pão e vinho, está esperando o que para comprar o seu vinho na Gelo e Gela e preparar aquela receita deliciosa com pão?

Temos 8 lojas físicas espalhadas por Natal/RN e a missão de atender você com qualidade e praticidade, 24h por dia e em todos os dias do ano. Aproveite o delivery também!

Gostou desse conteúdo? Então, acesse nosso blog e veja mais!